Case Artis Matriz

PREACTOR PROPORCIONA MAIOR PRECISÃO NAS ENTREGAS DA ARTIS MATRIZ. 

 

Artis Matriz é uma pequena empresa especializada em design  e fabricação  de moldes para injeção de materiais termoplásticos e termoendurecíveis, bem como para estamparia de metais, e usinagem de precisão em geral.

Fundada em 1991 em Campo Largo, Paraná (Brasil), empregam 68 pessoas altamente qualificadas e são reconhecidos no Brasil e na Europa por seus produtos de alta qualidade e nível de serviço grande, atendendo empresas como a Valeo, Delphi, Johnson Controls, Elster, Sappel , Denso, Actaris, Electrolux, Weg, Landi + Gyr, Bematech, Brose, Condor, etc.

Para Artis Matriz um investimento contínuo em tecnologia é um fator-chave para seus negócios.

O Sr. Murilo Olenik, Foto Principal Artis MatrizGerente Industrial, explica: “Nossa produção é 100% sob encomenda e nossos clientes são muito exigentes em termos de qualidade e data de entrega. Assim, a tecnologia é um fator chave. Devemos monitorar continuamente nossos processos de negócios, máquinas e equipamentos, fluxo de produção e todas as ferramentas que suportam a empresa para suprir as necessidades de nossos clientes. Quando possível, gostamos muito de exceder as expectativas dos nossos clientes. No final, tudo isso sempre nos traz mais receita e lucro “.

Em 2008, após uma de suas revisões periódicas dos processos de negócios, a Artis Matriz identificou que o processo de planejamento e programação de produção precisava de uma ferramenta melhor, porque o uso de planilhas exigiam cerca de 3 a 4 dias de trabalho e fazer reprogramações era muito difícil, resultando em menores níveis de serviço para seus clientes.

O Sr. Olenik comentou que assim que perceberam que o processo de planejamento e programação precisava ser melhorado, eles começaram a busca por uma ferramenta mais dinâmica substituir as planilhas e reduzir a pressão que o departamento sofria de outros departamentos, como vendas, compras, produção e finanças.

“Felizmente encontramos o Preactor e depois de algumas poucas reuniões com a MOCARTINS (um Preactor Solution Provider com sede em Curitiba-Paraná) nos convencemos de que o Preactor era a ferramenta que estávamos procurando.”

Foto2 ProducaoAparecido Martins e Larissa Diniz de MOCARTINS lembram-se  bem de experiência na Artis Matriz. Martins explicou: “Desde o primeiro encontro percebemos que a empresa tinha feito sua lição de casa. Eles conheciam muito bem seus pontos fortes e fracos. A introdução de uma ferramenta de programação detalhada da produção  foi uma oportunidade de melhorar não só o processo de planejamento em si, mas uma oportunidade para melhorar todo o processo de negócio da empresa”.

A Artis Matriz sabia o que queria, mas também sabiam que seu orçamento era bem limitado. No entanto, em função das várias opções que a a família de produtos Preactor oferecia, bastou identificar aquela que melhor atendesse às necessidades técnicas e de orçamento.. Trabalhando junto com Mocartins, a Artiz Matriz se convenceu de que o Preactor 200 FCS era o produto adequado para começar.

O Sr. Martins explica novamente: “O Preactor 200 FCS é o segundo membro da família Preactor após o Preactor Express, mas tem características marcantes e é totalmente personalizável para atender necessidades específicas, bem como ser capaz de ser integrado a qualquer outro software.”

O processo de implantação foi muito rápido e fácil, como explicado pelo Sr. Olenik:  “No início a nossa primeira pergunta era se valeria a pena integrar o Preactor com o nosso sistema ERP. Com a ajuda MOCARTINS percebemos que o nosso ERP foi bem estruturado para fornecer excelentes cotações e fazer o controle total de horas consumidas pela produção, mas a nossa lista de processos não foi concebida para fazer programações detalhadas do chão de fábrica e isso era o que realmente precisávamos. Então, decidimos usar o Preactor em modo stand-alone, ou seja, sem integração com outros softwares. ”

Uma vez tomada essa decisão, o projecto correu muito bem e tranquilamente. A Artiz Matriz carregou os dados básicos (recursos, grupos de apoio) a partir de planilhas e passou a cadastrar os roteiros de fabricação para cada produto diretamente em Preactor. Eles começaram pelos produtos que já estavam em produção e gradativamente foram incluindo todos os projetos vendidos, mas não foi iniciados.

Usando essa estratégia, os primeiros modelos de produção e cenários foram criados em apenas alguns dias e isso ajudou o planejador a ajustar as prioridades para melhor acomodar as datas de entrega.

“Depois de dois mFoto PCPeses e meio do início do projeto, podemos ver os primeiros benefícios de nossos esforços”, diz o Sr. Olenik.

O Preactor tem ajudado a Artis Matriz desde 2008. No entanto, é importante mencionar que a empresa sofreu fortemente com a crise internacional em 2009 e tiveram um impacto significativo em suas receitas nesse ano. Sr. Olenik novamente:  “Mesmo com nossa demanda foi reduzida, o Preactor foi um instrumento decisivo para nós porque nos ajudou a tomar melhores decisões sobre padrões de turnos, prioridades, etc, sem ter que demitir pessoas.”

Além dos enormes ganhos nos níveis de serviço, a Artis Matriz também verificou uma melhor utilização de recursos, prazos de entrega reduzidos e uma melhor coordenação interna.

O verdadeiro poder do Preactor veio à tona em 2011 quando a demanda da empresa realmente cresceu novamente.

“Não podemos mais imaginar fazer e gerenciar o planejamento e a programação detalhada sem o Preactor. OK, é possível, mas a agilidade que temos hoje é um fator chave, pois a cada dia somos pressionados pelos nossos clientes para prazos de entrega mais curtos e produtos de alta qualidade. Agora sabemos com antecedência se haverá possíveis atrasos e podemos mudar a programação totalmente  e avaliar as conseqüências. Em casos extremos, precisamos dizer ao cliente que não podem cumprir a data de entrega, mas fazemos isso com vários dias de antecedência para que o cliente possa também se reprogramar”, diz o Sr. Olenik.